quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Alguns livros que falam sobre livros




A rapariga que roubava livros é uma história que decorre em Munique, durante a segunda Guerra Mundial e relata-nos todas as consequências inerentes a uma guerra mas, ao mesmo tempo mantém presente a capacidade de sonhar, para a qual os livros desempenham um papel fundamental!
Neste livro a morte é uma narradora omnipresente e é através dela que seguimos a história de Liesel que, sem saber ler nem escrever, no dia do funeral do seu irmão, rouba um livro! É muito carinhoso, sem dúvida, saber como Liesel sentiu que o livro iria ajudá-la a suportar a dor e a amargura sempre presentes no dia-a-dia desta personagem. A força do livro e da leitura é bastante forte nesta história, numa época em que os nazis queimavam livros com grandes fogueiras e proibiam a leitura!  



Novidades na Biblioteca!



O vendedor de sonhos, livro da autoria de José Eduardo Agualusa, é uma história muito original tendo em conta que é narrada por uma osga! Sim, leram bem uma osga que se chama Eulálio e outrora fora um ser humano.
É Eulálio que narra a história deste livro e nos conta a história de outra personagem, Félix Ventura, o vendedor de passados. Félix tem uma profissão invulgar, cria e vende árvores genealógicas à alta burguesia angolana! É um livro recomendado pela PNL e será, com toda a certeza de quem já leu, um história divertida!!!

Novidades na Biblioteca!





A Mãe, livro da autoria de Melanie Golding, foi sugerido por um leitor e adquirido pela Biblioteca. 
Relata-nos a história de Lauren, uma jovem que acaba de ser mãe de gémeos. Está na maternidade com todas as consequências inerentes a um parto, as dores, mas feliz pelo seus dois filhos. No dia a seguir ao parto, Lauren acorda durante a noite e sente que algo está mal pois ouve alguém cantar e depara-se com uma mulher que está no seu quarto de hospital e pretende roubar-lhe os filhos. Apesar da insistência da Lauren ninguém confirma ter visto ou sequer alguém nos corredores do hospital. A partir daqui sente-se a ansiedade, o medo e atá a paranóia de Lauren para tentar proteger os filhos. Será que Lauren estava louca? Ou será que ela tinha mesmo razão e esteve alguém no seu quarto de hospital? Venha descobrir!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020





Numa arrumação de livros nas prateleiras surgiu este! A Biblioteca aconselha-o para uma leitura autónoma pois faz parte, entre muitos outros, do Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo recomendado pelo Ministério da Educação.
Sinopse: Este livro narra a história de uma adolescente de 17 anos, Mia Hall que está em coma após o acidente que matou seus pais e irmão mais novo chamado Teddy, ficando apenas ela.
Como muitos adolescentes, Mia ambicionava seguir os seus sonhos e estudar na mais conceituada escola de música e artes em Nova York. Contudo após o acidente esta jovem vai ter de decidir se quer continuar viva, sozinha e órfã ou se quer partir para junto da família e deixar o namorado, a avó e outros amigos que tanto anseiam para que ela sobreviva e se mantenha junto deles. Um livro emocionante, inquietante e comovente que nos leva a refletir sobre a nossa vida, pessoas e coisas pelas quais vale a pena vivermos. Leva-nos também a acreditar na importância da amizade, família e amor e, refletir sobre os mistérios da vida, da morte e do coma que nos conduzem a uma reavaliação das nossas vidas e do que é importante para nós, valorizando assim cada segundo, pois nada é eterno!


No dia 1 de Fevereiro assinala-se o dia Mundial da leitura em voz alta! E tu, gostas de ler em voz alta?